Câmara aprova criação de programa habitacional para policiais e agentes de segurança

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira medida provisória (MP) para criar um programa voltado à compra de casa própria por policiais, bombeiros militares, agentes de trânsito, agentes penitenciários e outras categorias da segurança pública. O projeto, apelidado de “Habite Seguro”, segue agora para análise do Senado.

A proposta foi apoiada por quase todos os partidos, inclusive os de oposição, com exceção do Novo. “Por mais que entendamos que, sim, existem no Brasil policiais cujas residências estão em situação em que são acometidas pelo crime e deveriam estar em outra situação, essa MP tem caráter meramente eleitoreiro”, disse o líder da sigla, o deputado Tiago Mitraud (MG).

Ele questionou a falta de critérios para concessão do benefício. “Por que criar um programa de subsídio de habitação para policiais já aposentados? Por que criar um programa que oferece inclusive a agentes de trânsito, que, convenhamos, não estão no combate ao crime, subsídios que serão pagos por todos os brasileiros, especialmente aqueles mais pobres, para financiar habitação para o grupo que faz parte da base eleitoral do presidente?”, questionou Mitraud.

Vice-líder do governo, o deputado capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) disse que já teve que socorrer policiais cuja casa tinha desabado e fazer vaquinha para tirar colegas de áreas com alta violência. “Esse programa é um incentivo, é só aquele pontapé inicial para que o policial com um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT