Câmara ratifica acordo para viabilizar importação de gás de ar-condicionado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) emenda a um acordo internacional com o compromisso de reduzir o consumo de hidrofluorcarbonos (HFCs), gás utilizado em aparelhos de ar condicionado, refrigeração, aerossóis e solventes e que contribui para o aquecimento global. O tratado agora precisa ser ratificado pelo Senado Federal.

O acordo esperava desde 2018 a concordância da Câmara e hoje foi aprovado em votação simbólica. A Emenda de Kigali (em Ruanda) ao Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozônio foi assinada em 2016. Por causa da não–ratificação do tratado até hoje, o país corria risco de ser proibido de importar o produto.

Relator do projeto, o deputado Bacelar (PV-BA) afirmou que há convergência do setor produtivo e ambiental sobre a importância do tratado. “Em 2021, o Brasil consumiu cerca de 21 mil toneladas de HFCs. Já há gases alternativos, já há gases mais seguros e com um potencial de aquecimento global mais de 1.000 vezes menor do que o HFC. O Brasil importa todo o HFC e, caso não adira a esse protocolo, ficará impedido de importar”, disse.

Segundo Bacelar, a demora está isolando o Brasil porque, fora os brasileiros, apenas o Iêmen ainda não aprovou internamente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT