O caminho para a excelência profissional

AutorCristiane Waskievicz; Jocimara de Lima Mauer; Juliete Maria Teresinha Fenski; Marcio Ivanir Neukamp
Páginas9-18

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1 Introdução

As mudanças tecnológicas e organizacionais12345 provocam impactos sobre a estrutura e as relações de trabalho, bem como sobre a definição das ocupa-Page 10 ções, fazendo emergir dentro do mercado um novo paradigma, que se desdobra tanto sobre as mudanças quanto sobre o novo perfil do trabalhador.

O artigo trata especificamente da questão da empregabilidade, de forma a compor uma análise acerca das características dos novos profissionais. Pois, a cada dia torna-se mais importante para o profissional a condução de sua própria carreira, uma vez que as competências de cada indivíduo devem ser desenvolvidas de acordo com a sua aplicabilidade. Todo o esforço despendido para a obtenção de novos conhecimentos, somente terá validade se estes puderem efetivamente ser utilizados. Resultados são consequências do poder de criar soluções para os problemas ou desafios apresentados.

As empresas veem no conhecimento do indivíduo um dos principais fatores eliminatórios na competição do atual mercado de trabalho. Além de diplomas, as empresas querem pessoas capacitadas a enxergarem o todo da organização, sendo capazes de tomarem decisões convenientes para que ocorram melhorias e resolução de problemas. De acordo com Boff (2001), acompanhar esse intenso e rigoroso movimento do mercado de trabalho, exigiu que o colaborador surgisse com um novo estilo: “O trabalhador de conhecimento”, ele se faz importante pelo fato de utilizar essa ferramenta poderosa a favor do crescimento intelectual da empresa, tornando ela mais competitiva.

Num cenário marcado por uma série de transformações no desenvolvimento do trabalho, o ser humano representa um papel significativo e crescente nas organizações. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar e pesquisar os fatores fundamentais, capazes de manter os trabalhadores com alto nível de empregabilidade, de acordo com a opinião de profissionais de diversos segmentos.

2 Fundamentação teórica
2. 1 Empregabilidade

O cenário empresarial contempla cada vez mais os trabalhadores flexíveis, multifuncionais e adaptados às novas ocupações. Vive-se numa sociedade dinâmica, desafiadora e ao mesmo tempo evolutiva. É uma questão de sobrevivência para as empresas, ter um quadro de funcionários intensamente qualificados para competir no mercado de trabalho. As corporações de alto desempenho procuram manter pessoas com alta taxa de empregabilidade.

O que determina a escolha de um profissional em tornar-se empregável é a realidade vital do mercado (trabalhador e agentes do capital), assim como a realidade socioeconômica em que ele está inserido. A globalização dos negócios e das comunicações, a busca da competitividade, a redução de custos, o Page 11 downsizing6, as parcerias, a conquista da confiança, transparência do trabalho, remuneração flutuante, o empowerment7 são requisitos necessários de entendimento para o sucesso de técnicas voltadas para as novas exigências tecnológicas e econômicas.

Este trabalho tem o propósito de alertar o profissional para as mudanças ocorridas nas organizações, destacar as novas tendências do mercado e identificar as principais características do novo perfil profissional que o ambiente está absorvendo.

2. 2 Conceito

Durante anos o emprego representou o alicerce seguro sobre o qual o trabalhador sustentava-se por toda vida. No entanto, com a chegada da era do conhecimento, a permanência de tempo em uma organização está diminuindo, o que originou o fenômeno conhecido por turnover8. Em meio a este ambiente de mudanças frenéticas e sob a ótica da crise mundial, surge um novo conceito: mais importante do que ter emprego é ter empregabilidade (MINARELLI, 1995). Desse modo, Minarelli (1995, p. 11) define: “Empregabilidade é a condição de ser empregável, isto é, de dar ou conseguir emprego para os seus conhecimentos, habilidades e atitudes intencionalmente desenvolvidos por meio de educação e treinamento sintonizados com as necessidades de mercado do trabalho”.

Ou seja, entende-se por empregabilidade a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio do conhecimento específico e pela multifuncionalidade, as quais tornam o profissional apto ao trabalho dentro ou fora da empresa (MINARELLI, 1995).

Segundo Minarelli, o termo surgiu na última década, pela necessidade dos trabalhadores de adquirir novos conhecimentos que os habilitassem a acompanhar as exigências do mercado. As perspectivas atuais demonstram uma importante transformação da força de trabalho da indústria para a área de serviços, bem como, a mudança no perfil do trabalhador, face à rápida introdução da tecnologia da informação e ao esforço de reestruturação das empresas, que levam a um aumento da demanda por profissionais mais qualificados.

Chiavenato (1999) complementa que a empregabilidade surgiu devido ao alto índice de desemprego. Ela provém, portanto, da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas, as quais exigem do indivíduo novos conhecimentos e habilidades e a velocidade da reaprendizagem, sendo esta uma exigência fundamental para se inserir no mercado de trabalho.

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2. 3 Entendendo as novas configurações do mercado

As mudanças tecnológicas e organizacionais provocam impactos sobre a estrutura e as relações de emprego, bem como, fazem emergir um novo perfil profissional do trabalhador. Em meio a este cenário turbulento, em que demanda das organizações agilidade, competência e flexibilidade, o ser humano passa a ser o ator principal, pois somente um indivíduo competente e devidamente qualificado poderá produzir e prestar serviços com qualidade (PASTORE, 1998).

Já foi o tempo em que a meta da empresa era tornar-se competitiva. Hoje, ela tem de se manter competitiva. Para tanto, empregados e empregadores precisam se educar e cooperar entre si. Só é possível vencer a guerra externa da competição, acabando-se com a guerra interna. A cooperação intraempresarial é essencial. (PASTORE, 1998, p. 24).

Para Cortoni (2008), o novo contexto mercadológico caracteriza-se pela fusão e aquisição de empresas. A todo o momento, um...

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