Caoa e Hyundai anunciam novo acordo para importação e produção de carros

Após 25 anos de representação oficial, o grupo brasileiro Caoa e a fabricante sul-coreana Hyundai anunciam nesta quinta-feira (29) uma reformulação profunda no contrato entre as duas partes para operação no Brasil.A empresa nacional, fundada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, falecido em 2021, terá novas atribuições, enquanto a Hyundai Motor Brasil (HMB), filial da empresa asiática, assumirá o controle sobre a importação e distribuição de veículos da marca.Segundo as duas partes, o novo modelo de negócios já está aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e foi fruto de uma negociação de três anos. "Tem gente falando em separação, mas na verdade Caoa e Hyundai estão se aproximando", ressaltou Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente do grupo Caoa."Acordo tem que ser bom entre as duas partes. Agora a balança está equilibrada e teremos possibilidade de crescer e trazer novos produtos, aproveitando a capacidade produtiva da Caoa no país" completou Airton Cousseau, CEO da HMB.Como será o novo acordoPelo novo acordo, a Caoa cederá à subsidiária brasileira da Hyundai o controle de todo o processo desde a importação até a distribuição final de todos os veículos nacionais e importados da marca. Em troca, a Caoa terá participação financeira nas importações e montará produtos da marca que a matriz determinar.Até este ano, a Caoa era a responsável pela comercialização de todos os modelos importados da Hyundai. Produzia, inclusive, o SUV Tucson e os caminhões da linha HR e HD na fábrica de Anápolis (SP). Já a Hyundai Motor Brasil operava de modo paralelo com os compactos nacionais HB20 (hatch e sedã) e Creta, produzidos por ela em Piracicaba (SP). O modelo gerava ruídos e chegou a virar objeto de uma batalha judicial.O novo contrato pretende unificar todo o modelo de negócios. Além dos rearranjos relacionados à importação, que passará a ser de responsabilidade da HMB, ele prevê que a Caoa monte veículos para a Hyundai em Anápolis. A medida ajudará a montadora sul-coreana a desafogar a planta de Piracicaba (SP), que vem atuando há anos em três turnos e capacidade máxima. Em 2019, a HMB já havia ampliado de 180 mil para 200 mil veículos por ano o limite de produção no interior paulista. Por questões geográficas, não há margem para uma nova expansão.Além disso, a rede de concessionárias da Hyundai passará enfim a trabalhar com um portfólio unificado de produtos. Atualmente, só a rede Hyundai Caoa vendia...

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