Carta aos leitores

Páginas7-9

Page 7

O número 20, vol.1 de 2012, de Brazilian Journal of Latin American Studies - Cadernos PROLAM/USP, apresenta nove artigos que se pautam no tema central do Programa de Pós-graduação Interunidades em Integração da América Latina, abordando assuntos que vão da construção histórica do estado-nação aos dias atuais, priorizando o enfoque multidisciplinar em torno da integração regional latino-americana.

O primeiro artigo, Dicotomia democrática na América do Sul: a esquerda chilena e venezuelana, apresenta uma análise da constituição política desses países, com ênfase no desenvolvimento democrático na primeira década do século XXI e na discussão sobre o ressurgimento do neopopulismo na região. Conclui que é mister o desenvolvimento de um modelo que seja consistente e revigorado de democracia, o qual permita conciliar objetivos de inclusão e igualdade com os de desenvolvimento econômico e institucionalização.

Historiografía de la fundación de ciudades en América. Siglo XVI nos brinda com uma reflexão sobre a função do debate histórico que ocorre do final do século XIX ao final do século XX sobre o domínio do território e os diferentes critérios utilizados para interpretar o significado que tiveram as cidades na constituição da América Espanhola. Essa construção do diálogo acerca do domínio do território nos 200 anos abordados, mais além de abordar os diferentes matizes (riquezas, quantidade de população, atividades produtivas, monumentos históricos etc.) usados para valorar as cidades, em tempos históricos diversos, demonstra o tempo que a história-nação precisou para consolidar-se.

O terceiro artigo, Nação e (ou) Socialismo: Mariátegui, Haya de la Torre e a Internacional Comunista, apresenta os problemas que a concepção marxista teve para interpretar as diferentes realidades latino-americanas, em especial no tocante à tentativa de sintetizar socialismo e nação, por meio da análise do embate entre Mariátegui e Haya de la Torre e entre Mariátegui e os representantes latino-americanos da Internacional Comunista, extrapolando este embate de ideias para outros debates que dominaram questões sobre a América Latina no século XX.

Ainda seguindo essa perspectiva, o artigo Pátria Grande, Indo-américa: a integração da América Latina destaca o pensamento de Haya de la Torre, cuja contribuição para a integração da América Latina perdura até os tempos atuais. Dentre os pontos abordados no artigo, destaca-se o programa de Haya de la Torre relativo à...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT