Carta de apresentação aos leitores

Páginas7-8

Page 7

O número 19, vol. 2 de 2011, de Brazilian Journal of Latin American Studies — Cadernos PROLAM/USP, traz aos leitores nove artigos que tratam de temas que agregam valor ao conhecimento interdisciplinar dos processos de integração regional latino-americanos, foco prioritário das pesquisas promovidas e desenvolvidas pelo Programa de Integração da América Latina — PROLAM/USP.

O primeiro artigo “Óbices à afirmação de uma esfera pública global: a realidade contemporânea dos arcabouços normativos atrelados à comunicação global” analisa elementos jurídicos associados à comunicação global da América Latina e a da Europa. Os resultados do estudo estimulam a discussão sobre a questão da comunicação regional como elemento para se compreender o mercado transnacional dos serviços da informação e seu impacto para o aparecimento de um espaço público global.

O próximo artigo, “Asimetrías en América Latina y en los procesos de integración: análisis del instrumento propuesto por el Mercosur, el FOCEM” apresenta resultados derivados de avaliação ao Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL — FOCEM enquanto instrumento para a redução das assimetrias no MERCOSUL. O estudo conclui que o FOCEM deveria: (1) investir mais em projetos relacionados ao fortalecimento da estrutura institucional e do processo de integração; (2) ter uma gestão mais descentralizada, próxima dos cidadãos e necessidades de cada país; (3) dar mais ênfase em identificar projetos regionais e pluriestatais que fossem voltados a temáticas relacionadas a energias renováveis e mudança climática, inclusão social, competitividade e inovação, além de projetos transfronteiriços de infraestrutura.

O artigo seguinte — “Desigualdad y pobreza en México 1984-2010: ¿Deterioro de la situación social en México?” apresenta uma análise das mudanças que ocorreram na distribuição de renda no México entre 1984 e 2010, aplicando-se medidas de desigualdade e pobreza, como índices de Gini, Theil, Sen e Foster, Greer e Thorbecke, para o cálculo de indicadores para as regiões mexicanas. O autor identifica que parte importante do problema relativo à permanência da pobreza e da desigualdade está na falta de um diagnóstico adequado para que se possa desenvolver ações sociais com mais foco e que seria necessário criar um sistema nacional de controle de gastos públicos, com supervisão de representantes da sociedade civil.

A gravidade da crise de 2001-2002 na Argentina é o objeto de investigação do artigo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT