CCJ da Câmara aprova projeto que impede punição a responsáveis por educação domiciliar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, por 35 votos a 24, projeto de lei para que os pais ou responsáveis que adotarem a modalidade de educação domiciliar (homeschooling) para crianças ou adolescentes não sejam punidos criminalmente por abandono intelectual. O projeto precisa passar pelo plenário da Câmara e, depois, pelo Senado.

Deputados de oposição reclamam que a sessão da comissão foi suspensa pela manhã, por causa da ordem do dia no plenário, e depois retomada para a votação da proposta. A maioria dos partidos sequer manifestou suas posições na votação, que ocorreu pelo sistema remoto.

A proposta é uma das duas encampadas pelo governo Bolsonaro para permitir o homeschooling, que o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou ilegal até que o Congresso regulamente o tema. A outra está sob relatoria da deputada Luisa Canziani (PTB-PR) e deve ser votada direto no plenário para regulamentar o que é a educação domiciliar.

Já o projeto que diz que deixar os filhos fora das escolas tradicionais e educá-los em casa...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT