Censo pode começar em agosto e não mais em junho, admite IBGE

A coleta de dados do Censo Demográfico pode começar somente em agosto e não mais em junho, conforme previsto inicialmente, admitiu nesta segunda-feira o coordenador de recursos humanos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bruno Malheiros.

Malheiros informou que ainda não há calendário definido pelo conselho diretor do IBGE, mas que os técnicos hoje trabalham com a possibilidade de o processo ter início em junho, julho ou mesmo agosto.

Ele minimizou o impacto do adiamento das inscrições para a seleção simplificada de funcionários do Censo (até 21 de janeiro) no calendário da operação. Fontes do IBGE, no entanto, afirmam que o atraso na seleção inviabiliza o início da coleta de dados antes de agosto.

"Provavelmente, isso [calendário do Censo] será divulgado nas próximas semanas. Mas o fim da seleção estava previsto para 6 de maio e agora passou para 20 de maio, o que é uma alteração pequena. Havia uma previsão interna de começar a coleta em junho, mas o conselho vai tomar uma decisão em cima desse novo cronograma e o censo poderá começar em junho, julho ou agosto", disse Malheiros.

O Valor antecipou na semana passada que o IBGE enfrenta dificuldades para selecionar os 207 mil funcionários temporários necessários à realização do Censo, sobretudo os recenseadores, aqueles que, de fato, visitam os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros.

Tradicionalmente, a coleta do Censo começa em 1º de agosto, mas, como o processo fora adiado duas vezes em função da pandemia e limitações orçamentárias, o IBGE previa antecipá-lo para junho.

Segundo Malheiros, o IBGE recebeu 650 mil inscrições até o momento, quando mirava 800 mil inscritos nas duas últimas semanas de dezembro.

Ele atribuiu o número de candidatos abaixo do projetado ao curto período de inscrições, às festas de fim de ano e ao fato de muitos candidatos em potencial estarem ocupados com trabalhos temporários ou, no caso de estudantes, em período de férias, o que desvia sua atenção.

“No início de ano, é comum que se renove a busca por novas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT