Centralizar soma dos votos no TSE aumenta segurança, diz relatório da PF

A Polícia Federal (PF) apontou que centralizar o processo de soma de votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aumentaria “a segurança do controle de acesso ao código e às funcionalidades do processo de totalização”. O relatório foi encaminhado à Justiça Eleitoral em outubro de 2018, durante a gestão de Rogério Galloro na diretoria-geral da PF, e é assinado por três peritos da corporação. A centralização da soma dos votos foi adotada nestas eleições municipais e, no primeiro turno, houve atraso para a divulgação dos resultados.

No documento, a PF faz uma explicação de como funcionava o modelo antigo, quando os dados das votações eram processados em cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para somente então serem enviados ao TSE. O texto fala em vulnerabilidades e apresenta vantagens em concentrar todo o processo em Brasília.

“Observa-se que mudar a arquitetura de servidores para estarem fisicamente localizados no próprio TSE melhora consideravelmente a segurança operacional deste sistema e tem o potencial de continuar com um desempenho satisfatório, em virtude dos crescentes avanços das tecnologias de comunicação em rede”, diz o relatório.

A PF também aponta que a medida iria minimizar a exposição dos dados. “Com a migração dos servidores web e banco de dados locais do TREs para o TSE esta exposição é minimizada, e, neste sentido, as rotinas de manipulação da base de dados poderiam também ser todas migradas para aplicativo web, onde o servidor de aplicação conteria a inteligência da totalização, reduzindo a quantidade de equipes profissionais envolvidas e aumentando a segurança do controle de acesso ao código e às funcionalidades do processo de totalização.”

De acordo com os peritos, “mesmo com o uso de melhores técnicas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT