Cepal reduz para 7,7% previsão de queda do PIB da América Latina e Caribe em 2020

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) atualizou nesta quarta-feira suas previsões para 2020. O PIB da região deve encolher 7,7% neste ano, uma queda menor que os 9,1% previstos em julho. Ainda assim, esta será a maior recessão em 120 anos.

Os novos números estão no Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe, publicado hoje pela Cepal. Para o próximo ano, a entidade projeta um crescimento de 3,1%, ainda que as previsões estejam marcadas por incertezas relacionadas à pandemia de covid-19. No entanto, a recuperação será mais lenta do que no restante do mundo, com a região só atingindo os níveis pré-crise em 2024.

Para o Brasil, a Cepal também reduziu a previsão de queda do PIB em 2020 dos 9,2% previstos em julho para 5,3%, em parte devido à recuperação registrada no terceiro trimestre (+7,7%), um fenômeno também observado em outros países vizinhos após a suspensão das restrições adotadas para conter a covid-19. Para 2021, a expectativa da entidade é que a economia brasileira avance 3,2%.

A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, afirmou durante um evento para apresentar os números que a geração de novos postos de trabalho será o principal desafio para os países da região nos próximos anos.

Para 2020, a entidade prevê uma taxa de desemprego de 10,7%. No entanto, se os níveis de busca por trabalho fossem similares aos de 2019, o índice subiria para 18,5%. Este problema, segundo Bárcena, agravará ainda mais a pobreza e a desigualdade em toda a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT