China anuncia novos exercícios militares após visita de políticos americanos a Taiwan

A China anunciou uma nova série de exercícios militares ao redor de Taiwan depois que uma delegação de cinco congressistas dos Estados Unidos visitou a ilha neste final de semana. A visita das autoridades americanas foi uma maneira de demonstrar apoio ao país e à presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, que visitou Taipé na última semana, provocando reação chinesa.

O anúncio da China de novos exercícios militares acontece após os políticos americanos se encontrarem com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.

A China acusa os EUA de incentivarem a independência da ilha por meio da venda de armas e da aproximação entre os políticos dos países. Washington diz que não apoia a independência, não tem laços diplomáticos formais com a ilha e sustenta que os dois lados devem resolver sua disputa pacificamente – mas está legalmente obrigado a garantir que a ilha possa se defender contra qualquer ataque.

“A China tomará medidas resolutas e fortes para defender a soberania nacional e a integridade territorial”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, depois que Pequim anunciou novos exercícios militares ao redor de Taiwan. “Um punhado de políticos dos EUA, em conluio com as forças separatistas da independência de Taiwan, estão tentando desafiar o princípio de uma só China”.

Os novos exercícios serão uma “resposta resoluta e uma dissuasão solene contra o conluio e a provocação entre os EUA e Taiwan”, disse o Ministério da Defesa anteriormente.

Não ficou claro se os novos exercícios já começaram, já que o ministério não deu detalhes sobre onde e quando serão realizados, ao contrário das atividades...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT