China critica novas diretrizes diplomáticas e diz que EUA seguem 'regras internacionais seletivas'

A China criticou nesta sexta-feira o discurso feito ontem pelo secretário de Estados dos Estados Unidos, Antony Blinken, no qual ele divulgou as novas diretrizes da diplomacia americana para Pequim. Em reação às declarações, autoridades chinesas disseram que Washington está tentando manchar a reputação de seu país.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse que os EUA estão “espalhando desinformação” e “manchando a política interna e externa da China”. Segundo ele, o objetivo do discurso de Blinken era “esconder e suprimir o desenvolvimento da China e defender a hegemonia dos EUA”.

“Quanto à ordem internacional baseada em regras que os EUA defendem, todas as pessoas com discernimento podem ver que não são nada além das regras formuladas por eles e alguns outros países com o objetivo de defender a ordem internacional dominante nos EUA”, afirmou Wang.

“Os EUA sempre colocam sua lei doméstica acima da lei internacional e seguem as regras internacionais de forma seletiva”, disse o porta-voz da diplomacia chinesa.

Em seu discurso de quinta-feira, Blinken disse que os EUA querem formar uma coalizão ampla para combater aqueles que colocam em xeque a ordem global, e disse que a China é a maior ameaça a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT