Citi vê possível fluxo positivo para ativos brasileiros no começo de 2022

É possível que, na virada do ano, haja um fluxo positivo para os ativos brasileiros e não seria uma surpresa que, nesse ambiente, o real se apreciasse em relação ao dólar. A avaliação é de Eduardo Miszputen, responsável pela tesouraria do Citi Brasil, ao notar que investidores locais e internacionais terão de reposicionar os investimentos no começo de 2022, o que abriria espaço para um ciclo positivo de alocação de capital.

“Eu apostaria que, com o ambiente de juros do jeito que a gente está, podemos ver um certo fluxo positivo de capital para Brasil no começo do ano. Mas isso pode ser nos primeiros meses e, rapidamente, nós devemos ver os fatores mais macroeconômicos e eleição, de novo, impactando e influenciando os preços de mercado”, afirmou Miszputen durante evento promovido do Citi sobre as perspectivas para a economia e para os mercados em 2022.

Ao relembrar fatores que tiveram impacto na percepção de risco no país, ele notou que, no começo deste ano, houve uma preocupação com a segunda onda de casos de covid-19, em um ambiente no qual houve deterioração tanto do câmbio quanto do CDS, enquanto, no segundo trimestre, houve uma melhora significativa dos indicadores da pandemia e uma percepção melhor no mercado.

“No terceiro e no quarto trimestre, voltamos a ter outros fatores de deterioração, com piora do crescimento econômico, preocupação com o aspecto fiscal e isso se refletiu também no apetite a risco e, novamente, os preços de Brasil começaram a oscilar”, disse Miszputen.

Para ele, é “muito provável” que o ambiente de instabilidade nos mercados e de volatilidade alta volte a dar as caras em 2022. “A sensação que eu...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT