Coletivo Fotoguerrilha: a fotografia em movimento/Fotoguerrilha Colective: photography in motion.

AutorDourado, Elziane

A cobertura visual das manifestações populares de rua, principalmente a partir de meados de 2013 no Brasil, fez convergir formas singulares de organização polÃÂtica. Estas experiências forjaram, na própria luta, imagens e experiências sui generis de resistência a partir de coletivos autointitulados como independentes.

Fruto do trabalho de ativistas de mÃÂdia independente do Coletivo Fotoguerilha, as imagens fotográficas apresentadas na Mostra Fotográfica desta edição da revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea colocam em cena atores, temas, experiências, questionamentos e reflexões acerca do lugar que as imagens ocupam na estética do século XXI. Ademais, suscitam também a reflexão e o debate sobre suas condições de produção, circulação e distribuição, principalmente em sua potência de espaço-tempo de memórias das lutas, manifestações e resistência populares àbarbárie caracterÃÂstica inerente àordem do capital.

As fotografias revelam muito sobre a memória imagética de nosso tempo - as lutas sociais e as variadas formas de resistência popular; as contradições de classe; a brutalidade das forças repressivas do Estado sobre as manifestações e os manifestantes; e, ainda, o próprio território público das ruas como arena de combate. Nos inspiram, também, a olhar as experiências visuais produzidas nos fluxos dos protestos contemporâneos, acompanhados pelo Coletivo Fotoguerillha, como importantes balizadoras do debate ÃÂdeopolÃÂtico e estético-cultural, para além de seu caráter documental inconteste.

Neste aspecto, a experiência do coletivo com estes registros fotográficos, nos remete, por exemplo, às contribuições de Dziga Vertov - um dos mais importantes expoentes artÃÂsticos da revolução bolchevique - que, em 1918, percorreu a União Soviética registrando, editando, exibindo imagens referentes aos eventos marcantes da época, incluindo os embates com as forças contrarrevolucionárias. O paralelo que traçamos nos permite relembrar que o cineasta russo, ao subverter todos os parâmetros de visualidade até então existentes, junto com outros artistas de sua época, afirmou a dimensão coletiva da feitura e fruição das imagens, para além do sentido pictÃ...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT