Com mais de 100 casos, surto de varíola do macaco já é o maior da história da Europa

A Europa já registrou mais de 100 casos de varíola do macaco, o maior surto da doença na região em todos os tempos, segundo autoridades alemãs. Já foram confirmados casos em países como Reino Unido, Espanha, Portugal, Bélgica, França, Estados Unidos e Austrália.

Identificada pela primeira vez em macacos, a doença preocupa porque é transmitida por contato próximo e raramente se espalha para fora da África. No entanto, cientistas não esperam que o surto evolua para uma pandemia, como a covid-19, já que o vírus não se espalha tão facilmente quanto o SARS-COV-2.

O número de casos vem crescendo nos últimos dias. O Reino Unido dobrou o número de infectados em uma semana, para 20. Já na Espanha e em Portugal, o total de casos já passou desse número. Alemanha, Bélgica e França confirmaram seus primeiros casos nesta sexta-feira (20).

"Com vários casos confirmados no Reino Unido, Espanha e Portugal, este é o maior e mais disseminado surto de varíola já visto na Europa", disse o serviço médico das Forças Armadas da Alemanha.

Não existe uma vacina específica para a varíola do macaco, mas os dados mostram que os imunizantes usados para controlar a varíola são até 85%...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT