Comissão da Câmara aprova convocação de Guedes e convites a Campos Neto e Pedro Guimarães

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira (6) requerimentos de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de convite ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para que prestem esclarecimentos sobre movimentações financeiras no exterior por meio de empresas offshore.

Na terça (5), a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público já havia aprovado a convocação de Guedes para explicações sobre o tema. No mesmo sentido, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado também deu aval a convites a Guedes e a Campos Neto.

Assim como o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), tentou transformar a convocação de Guedes em convite durante a análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, aliados do governo repetiram a ofensiva nesta quarta e defenderam que o ministro da Economia compareça apenas em novembro.

A iniciativa foi criticada por autores dos requerimentos e a convocação foi mantida. Ainda não há data para o comparecimento do chefe da equipe econômica.

No fim de semana, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) publicou reportagens batizadas de “Pandora Papers”. As matérias citaram mais de 330 pessoas públicas de 91 países e territórios que têm ou tinham empresas offshore, fora de seu domicílio fiscal e abertas em locais conhecidos como paraísos fiscais.

No Brasil, além de Guedes e Campos Neto, empresários também...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT