Comitiva brasileira vai aos EUA alertar sobre ameaças às eleições 2022

Representantes de 18 organizações brasileiras da sociedade civil vão para Washington na semana que vem participar de reuniões com integrantes do governo americano, parlamentares e grupos sociais para defender o processo eleitoral brasileiro. Entre os encontros estão previstos diálogos com integrantes do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

A comitiva, que ficará no país entre domingo (24) e sexta-feira (29), pretende fazer alertas sobre as ameaças recentes proferidas pelo presidente Jair Bolsonaro ao questionar a lisura das urnas eletrônicas e ao sugerir que não aceitará o resultado do pleito em outubro caso não saia vitorioso.

As organizações têm encontro previsto também com parlamentares que integram a Comissão Parlamentar que investiga a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em janeiro de 2021, por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que não aceitou a derrota para Joe Biden, nas eleições do país em 2020.

“Nos EUA, há uma sensibilidade ainda maior, por causa das tentativas de subversão do processo eleitoral americano em 2020 e da invasão ao Capitólio em 2021. As organizações brasileiras têm, portanto, muito a dizer e a ouvir nessa série de encontros”, afirma o diretor-executivo do Washington Brazil Office (WBO), Paulo Abrão, no comunicado sobre a comitiva.

O grupo pedirá que os interlocutores manifestem, ao final das eleições, em outubro, um posicionamento...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT