Introdução: o concurso e suas ideologias

AutorFernando de Castro Fontainha - Pedro Heitor Barros Geraldo - Alexandre Veronese - Camila Souza Alves - Beatriz Helena Figueiredo - Joana Waldburger
Páginas9-15
Esta pesquisa é a resposta em parceria da FGV Direito Rio e da UFF à chamada
formulada pela SAL/MJ e pelo PNUD em torno do seguinte tema: “processos
de seleção para a contratação de funcionários públicos”, ou seja, concursos!
Já não era sem tempo a inclusão desta problemática na agenda das pesqui-
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Brasil, vemos a grande mídia anunciar, uníssona, 2013 como “o ano dos con-
cursos”. Porém, não é de hoje que os concursos lotam salas de aula, bancas de
jornais, livrarias. O mercado da preparação e da organização de concursos é
um dos mais promissores e crescentes no Brasil, e um dos menos regulados.
Esperamos, com esta pesquisa, diminuir o gap entre o impacto deste fenômeno
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a. Ideologia
O primeiro passo que daremos em direção a esta problemática é o da mobili-
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vas e projetos institucionais: ideologia. Por ideologia, designamos um conjunto
de atributos que se podem ver majoritariamente presentes na forma como os
diferentes atores envolvidos vivem o processo de seleção por concurso. No
capítulo 2 infra, voltaremos a e trataremos mais detidamente deste conceito.
As expectativas, as obrigações, os discursos de legitimação e a realização es-
tratégica serão aqui representados através de uma ideologia de concurso. De
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o tema como tipos ideais (Weber: 1991), ou seja: fundaremos nossa análise em
algumas maneiras diferentes — porém não interexclusivas — de se viver, pen-
sar, falar sobre e planejar institucionalmente os certames.
b. As ideologias republicana, burocrática e meritocrática
A primeira ideologia em questão é a ideologia republicana, sobre a qual se
debruçaram todas as iniciativas de diminuir o poder de nomeação das mo-
INTRODUÇÃO: O CONCURSO E SUAS IDEOLOGIAS

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