Condomínio edilício

AutorFábio Hanada - Andréa Ranieri Hanada
Páginas23-28

Page 23

3. Para que se caracterize o "condomínio edilício", devem coexistir, na edificação, partes de propriedade exclusiva ("unidade autônoma"), e partes de propriedade comum dos condomínios ("áreas comuns" e "áreas de uso comum").

Quanto à propriedade comum, vale lembrar, aqui, a lição de Jones Figueiredo Alves e Mário Luiz Delgado, que anotam: "‘Não se confundem os conceitos de ‘área comum’ e ‘área de uso comum’. A área comum permite a utilização exclusiva, enquanto a área de uso comum somente poderá ser utilizada por todos os coproprietários. Assim, ‘as vigas e pilares que rompem por dentro de cada unidade autônoma, aparentes ou não, constituem condomínio de todos, sendo ‘insuscetível de divisão, ou de alienação destacada da respectiva unidade’ (...) o que significa dizer que nenhum proprietário poderá, v.g., derrubar o pilar aparente existente em sua unidade autônoma. Porém, não obstante tratar-se de área comum, ao dito pilar só mesmo poderá ter acesso o respectivo titular da unidade autônoma, nele, inclusive, podendo pendurar quadros, realizar algum acabamento interno, pintar da cor desejada e tudo mais o que for compatível com a posse exclusiva a que tem direito em virtude do pilar apesar de ser ‘área comum’ não se prestar ao ‘uso comum’ dos demais coproprietários’ [Glauco Gumerato Ramos. ‘Condomínio em edificações’ vaga de garagem registrada

Page 24

autonomamente área comum contígua e somente atingível pela garagem pertencente a determinado condômino’, Parecer Civil, RT 803/87, setembro de 2002, p. 91]"8.

3.1. O § 1º do art. 1.331, enumera - exemplificativamente -, partes da edificação, que são:

· de propriedade exclusiva: apartamentos, escritórios, salas, lojas, sobrelojas ou abrigos para veículos com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns; e

· de propriedade comum: o solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público.

As "unidades autônomas" podem, sem a anuência dos demais condôminos, serem cedidas, alienadas e gravadas livremente por seus proprietários (obs.: quanto à alienação de vagas de garagem a terceiros alheios ao condomínio, verificar item "GARAGEM" abaixo).

3.2. Dispõe o § 2º do dispositivo em comento, que o solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos vale dizer, não se admitindo a utilização exclusiva por qualquer condômino, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.

Quanto ao tema, isto é, legitimidade para demandar a respeito da utilização de partes...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT