Confiança Empresarial sobe 2,7 pontos em abril e atinge maior nível desde novembro, diz FGV

O Indice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 2,7 pontos em abril, para 94,5 pontos, maior nível desde novembro do ano passado.

Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 1,0 ponto no mês, interrompendo a sequência de seis quedas consecutivas.

“Com a segunda alta seguida, o ICE reverte a tendência de queda observada entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 e recupera 30% dos 11,2 pontos perdidos no período. Assim como no mês anterior, o Setor de Serviços exerceu a maior contribuição para a alta, com destaque para os Prestados às Famílias, um sinal de normalização da economia num contexto pós-pandemia. O outro destaque no mês é a confiança industrial, que subiu 2,4 pontos após oito quedas seguidas. Além da redução de incerteza com a percepção de controle sobre a pandemia, o índice está sendo impulsionado neste início de segundo trimestre por medidas de estímulo como redução de IPI, liberação de recursos do FGTS e antecipação do 13º de aposentados e pensionistas”, avalia Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas do FGV Ibre, em comentário no relatório.

A alta da confiança empresarial foi determinada por uma melhora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas em relação aos meses seguintes.

O Indice de Situação Atual Empresarial (ISA-E)...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT