Consórcio da Soma Ambiental vence leilão pioneiro de resíduos sólidos em Minas Gerais

O Consórcio S, formado pela Soma Ambiental e pela Seleta, venceu o leilão da concessão de resíduos sólidos do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande). O grupo fez uma oferta de 30,17% de desconto sobre a tarifa.

Também participou da concorrência a ViaSolo (parceria da Solví e da construtora Barbosa Mello), que propôs um desconto de 0,21% sobre a tarifa.

Com a vitória, o grupo assumirá por 30 anos a operação de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos do bloco regional. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 165 milhões em obras e equipamentos, além de despesas operacionais estimadas em R$ 944 milhões.

Trata-se de um projeto pioneiro, por ser o primeiro contrato regional do setor de resíduos sólidos, com a adesão de oito cidades mineiras: Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta, Planura, Sacramento, Uberaba e Veríssimo.

Jorge Saquy Neto, sócio do grupo vencedor afirmou o lance foi agressivo, mas disse que a companhia conhece a região. “Temos um orgulho enorme e fomos muito agressivos no nosso desconto. Estamos há 12 anos em Uberaba, somos da região, conhecemos a cidade e estamos muito felizes de continuar por mais 30 anos a desenvolver região. Estamos há um ano e meio estudando o projeto”, disse ele, logo após a vitória.

Apesar das duas ofertas, a percepção do mercado é que o edital apresentou diversos problemas, que geraram insegurança aos investidores e reduziram o nível de concorrência. Ao longo do processo, houve quatro pedidos de impugnação do edital — da Orizon, da CS Brasil (grupo Simpar), da Terracom e da Recycle.

As críticas foram variadas. Houve questionamento em relação às metas operacionais, consideradas agressivas e incompatíveis com o investimento previsto. Também foi apontada falta de segurança quanto às licenças ambientais do aterro existente, além de outros itens do edital. Porém, todos os argumentos foram rebatidos, e os pedidos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT