Consumo aparente nacional de químicos cai 15,5% em outubro ante setembro

Após quatro meses consecutivos de alta, os principais índices do setor químico voltaram a cair em outubro, conforme relatório de acompanhamento conjuntural da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Na comparação com setembro, o consumo aparente nacional, que mede a demanda no país, recuou 15,5%, enquanto a produção de químicos de uso industrial caiu 4,9% e as vendas internas encolheram 2,9%.

Com esse desempenho, o nível de utilização da capacidade instalada na indústria voltou a 70%, seis pontos percentuais abaixo da taxa vista em setembro.

Em nota, a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, explica que o efeito sazonal explica uma parte da queda. “Este ano, também houve o impacto da recomposição geral de estoques em diversas cadeias, após o declínio do segundo trimestre, e uma alta conjuntural muito forte no terceiro trimestre. A tendência é a de normalização da demanda ao longo dos próximos meses”, afirma.

Já o índice de preços registrou o quarto aumento consecutivo em outubro, de 11,26% ante setembro. Conforme a executiva, os preços internos dos produtos químicos acompanham cotações e ciclos do mercado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT