Coronavírus ainda não impactou indústria brasileira, diz IBGE

Produção avançou 0,9% em janeiro e ficou acima das projeções dos analistas O novo coronavírus (covid-19) pode impactar a indústria brasileira via insumos importados e pelo desaquecimento do comércio internacional, mas nenhum desses efeitos foram vistos nos indicadores do setor referentes ao mês de janeiro, disse nesta terça-feira André Macedo, gerente de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) mostrou crescimento de 0,9% do setor em janeiro, ante dezembro, pela série com ajuste sazonal. O resultado foi puxado pela produção de máquinas e equipamentos, além de veículos automotores, superando a mediana das projeções de analistas do mercado, de alta de 0,7% no mês.

"A princípio, os resultados não parecem ter efeito disso [coronavírus]. Sabemos que pode trazer consequências para a parte dos insumos para abastecer a produção de bens finais domésticos, além do impacto sobre o comércio internacional. Mas não temos ideia se isso vai aparecer já nos indicadores de fevereiro, a serem divulgados em abril" disse Macedo.

Ele lembrou que as notícias apontam para problemas de insumos em setores como farmacêutico e de eletroeletrônicos. "Setores estão se movimentando sobre quais empresas têm sido influenciada. Pesquisas qualitativas estão buscando isso", acrescentou o pesquisador, durante entrevista coletiva na sede do IBGE, no Rio.

O primeiro alerta sobre coronavírus foi recebido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 31 de dezembro de 2019. Em 11 de janeiro, ocorreu a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT