Covid-19 pode deixar 73 países sem remédios para Aids, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou nesta segunda-feira que recebeu alertas de 73 países sobre os baixos níveis de estoques de medicamentos antirretrovirais para o tratamento da Aids por causa da pandemia de covid-19.

Os dados fazem parte de uma pesquisa conduzida pela OMS antes da conferência da Sociedade Internacional de Aids. Dos 73 países, 24 afirmaram ter estoques “criticamente baixos” ou interromperam o fornecimento dos medicamentos para pacientes que possuem o HIV.

Em maio, a OMS e o programa das Nações Unidas para o combate à Aids (Unaids) estimaram que seis meses de problemas no acesso aos antirretrovirais poderiam duplicar o número de mortes em razão da doença na África Subsaariana em 2020.

Até o ano passado, a OMS calcula que 8,3 milhões de pessoas nos 24 países em situação mais crítica eram beneficiados pelos antirretrovirais. O número representa 33% do total de pacientes que recebem tratamento contra a doença no mundo.

Embora não haja cura para o HIV, os...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT