CPI da Covid aprova requerimento de informação sobre Braga Netto

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou nesta quinta-feira uma série de requerimentos de informação. Entre eles, um que solicita registros relacionados ao período em que o general Walter Souza Braga Netto esteve à frente da Casa Civil. Hoje ministro da Defesa, o militar foi titular do ministério instalado no Palácio do Planalto durante a pandemia e chegou a coordenar as ações do governo contra a covid-19.

Braga Netto entrou na mira da CPI da Covid após encabeçar a divulgação de uma nota de repúdio contra o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), que também foi assinada pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Além disso, os integrantes do colegiado aprovaram, sob protesto de senadores governistas, um requerimento que trata da extensão retroativa de todas as quebras de sigilo já aprovadas pela CPI até o ano de 2018, "de modo a permitir a análise comparativa entre os períodos pré e pós-pandemia". A proposta irritou o senador Marcos Rogério (DEM-RO), que integra a tropa de choque bolsonarista. "Isso é algo ilegal. É uma nova quebra", criticou.

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), defendeu, no entanto, que se trata apenas de um ajuste no "prazo prescricional", algo que teria sido pedido pela própria Receita Federal, para...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT