Crescimento do emprego em 2019 não levou a aumento da sindicalização, diz IBGE

O crescimento da população ocupada no mercado de trabalho entre 2018 e 2019 não conduziu a um aumento de sindicalização entre os trabalhadores, no período. A conclusão partiu da economista Adriana Beringuy, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao falar sobre o estudo PNAD Contínua Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2019, anunciado nesta quarta-feira.

A técnica observou que, entre 2018 e 2019, a população ocupada no mercado de trabalho cresceu 2,5%, para 94,6 milhões de trabalhadores. Em contrapartida, houve queda de 8,25% no número de trabalhadores sindicalizados, no mesmo período, para 10,567 milhões. Na prática, o ano passado contabilizou com o maior volume de trabalhadores ocupados no mercado de trabalho desde 2012, início da série histórica da pesquisa – mas também teve o menor número de trabalhadores sindicalizados, na série.

Nenhuma das categorias de emprego pesquisadas pelo IBGE mostrou avanço na taxa de sindicalização em 2019. A especialista chamou a atenção para o fato de que o emprego continuou a mostrar, em 2019, maiores parcelas de trabalhadores sindicalizados no mercado formal de trabalho do que no mercado informal.

No ano passado, o IBGE apurou, ainda, avanço da informalidade no mercado de trabalho, em números...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT