Crise energética mundial deve elevar consumo de carvão mineral para recorde em 2022

O consumo mundial de carvão mineral deve aumentar 0,7% em 2022, para 8 bilhões de toneladas, retornando ao nível recorde alcançado há quase uma década, segundo um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE).

Apesar de uma economia global em desaceleração e bloqueios na China por conta da política de covid zero, os preços crescentes do gás natural após a invasão da Ucrânia pela Rússia estão tornando o carvão mais competitivo em muitos mercados e sustentando o uso mundial do insumo este ano.

Leia mais:

O Valor já havia noticiado, em entrevista com diretor-executivo AIE, Fatih Birol, que a Europa teme passar por inverno rigoroso com escassez de energia por conta de um possível racionamento de energia.

Ao que parece, este cenário começa a se desenhar, já que vários países do bloco europeu, como a Alemanha, estão reativando temporariamente suas usinas a carvão para manter a segurança energética frente à diminuição da oferta do gás russo.

Esse total global corresponderia ao recorde anual estabelecido em 2013, e a demanda por carvão provavelmente aumentará ainda mais no próximo ano para um novo recorde histórico.

A expectativa é...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT