Avaliação da oportunidade

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas186-187

Page 186

No encaminhamento da decisão de empreender o processo de desaposentação, o titular desse direito subjetivo deve considerar os vários aspectos que envolvem tal resolução, em face da complexidade dos procedimentos a serem desenvolvidos.

Desnecessidade da devolução

Na hipótese de a solução final, por qualquer motivo, não implicar em restituição das mensalidades auferidas, a postura do interessado restará bastante simplificada, limitada a apreciar o nível pecuniário do novo benefício.

Embora aparentemente simples, a decisão suscita inúmeras implicações que devem ser apreciadas em cada caso.

Devolução integral

Caso a sentença tenha decidido que o aposentado deverá devolver tudo o que recebeu do regime de previdência social, ele terá de considerar o vulto dessa importância antes de dar prosseguimento à desaposentação.

Numa circunstância remota admitida apenas para argumentar, se alguém recebia o salário mínimo como benefício mensal, mas, após voltar ao trabalho a base de cálculo de suas contribuições foi bem superior a esse nível, dependendo do patamar certamente valerá a pena assumir o pagamento da dívida à vista e passar a receber um benefício de quantia maior.

Devolução dos 30%

Com base no art. 154, § 3º, do RPS, alguns juízes autorizam uma devolução parcelada do total, determinando que seja de 30% do valor do benefício em manutenção.

Da mesma forma importará determinar se compensa arcar com a redução desse percentual no benefício, que seria a fonte para quitar o quantum a ser devolvido.

Devolução dos 20%

Um desconto de 20% é menor do que os 30%, facilita a decisão do interessado e os cálculos que tiver de operar.

Simulação da renda mensal

De todo modo, quem tem a pretensão de vir a se desaposentar, como primeira providência carece providenciar uma simulação do nível mensal do novo benefício e até mesmo de quando teria de devolver nas várias hipóteses.

Page 187

Transferência para um RPPS

Quando um aposentado pelo RGPS voltou ao trabalho no serviço público (ou ali já estava com direito a aposentar-se futuramente), as suas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT