Debate sobre eleição da Câmara abre fissura e acusações de fisiologismo no Psol

A discussão de parte da bancada do Psol sobre aderir ao bloco parlamentar que sustenta a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara abriu nova fissura no partido. Nesta sexta-feira, a candidata da sigla, deputada Luiza Erundina (SP), acusou seus correligionários de adesão ao “fisiologismo”, à “barganha por cargos” e às “práticas dos partidos de direita”.

“É lamentável que o Psol negocie suas convicções e compromissos políticos históricos ao aderir ao fisiologismo e à barganha por cargos na Mesa da Câmara. Essa é uma prática dos partidos de direita com a qual eu não compactuo”, escreveu Erundina no Twitter.

O comentário ocorreu por causa de notícia divulgada pela CNN Brasil de que o partido ainda avalia a possibilidade de aderir ao bloco de Baleia, mesmo mantendo a candidatura de Erundina. A adesão seria uma forma de engordar o bloco partidário e o número de comissões e cargos na Mesa Diretora que ficariam com os aliados do emedebista.

Baleia concorre com apoio de quase toda a oposição, com exceção do Psol, e com um discurso de fazer a Câmara independente. Seu principal adversário é o líder do Progressistas na Casa, Arthur Lira (AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e por todos os partidos da base do governo.

Os dez deputados do Psol se dividiram, metade defendendo candidatura própria e metade o apoio a Baleia já no primeiro turno, com o objetivo de derrotar o candidato de Bolsonaro. O diretório nacional do partido, porém, decidiu lançar Erundina como candidata.

Desde então, parte da bancada segue conversando com o grupo de Baleia e do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre compor o bloco, mas mantendo a candidatura do partido. O ataque de Erundina aos colegas elevou a fervura no partido.

A deputada Sâmia Bomfim (SP), atual líder da sigla na Câmara, respondeu no Twitter que respeita Erundina, mas que ela “erra em tornar uma divergência tática numa acusação grave ao partido”. “Já questionei quem está negociando e quais são os cargos. Não obtive resposta. Nem obterei, pois a posição divergente é fruto de análise política, não de fisiologismo”, escreveu.

A deputada...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT