Decisão Monocrática do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo - TRIBUNAL PLENO (Processo 0030562-42.2013.8.08.0000), 27/05/2015

Data de publicação10 Junho 2015
Data27 Maio 2015
Número do processo0030562-42.2013.8.08.0000
ÓrgãoTribunal Pleno
Classe processualMandado de Segurança

MANDADO DE SEGURANÇA – CONCURSO PÚBLICO – EXAME DE SAÚDE – AUSÊNCIA DE PROVA DA ENTREGA DE TODOS OS EXAMES REQUERIDOS NO EDITAL – EXAMES COM DATAS POSTERIORES AO RESULTADO DE INAPTIDÃO – SEGURANÇA DENEGADA.

Trata-se de mandado de segurança impetrado por CARLOS ALBERTO SOUZA FREITAS contra ato do GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO e do SECRETÁRIO ESTADUAL DE JUSTIÇA.

Alega o impetrante que foi desclassificado do concurso público para o cargo de Agente Penitenciário na etapa do exame médico, mesmo tendo apresentado todos os exames em perfeito estado e não possuindo qualquer tipo de doença que o incapacite para o cargo.

Expõe que interpôs recurso administrativo, mas o mesmo foi indeferido, tendo sido notificado de que as informações concernentes ao exame eram sigilosas e não disponíveis aos candidatos, o que ofende o princípio da publicidade.

Requer a concessão da segurança a fim de que sejam explicitados os motivos de sua desclassificação e lhe seja permitido a continuidade no certame.

Indeferido o pedido liminar em regime de plantão judiciário.

Intimado o Estado do Espírito Santo por meio de sua Procuradoria, quedaram-se inertes as autoridades coatoras.

É o relatório. Decido.

Após analisar os autos e a questão jurídica em debate, entendo que o impetrante não faz jus à concessão da segurança.

Isso porque diversamente do que é afirmado na inicial, o que se depreende dos documentos é que o candidato não cumpriu integralmente o disposto no item editálicio referente à etapa do exame de saúde.

O item 10.8 do Edital de Concurso Público nº 001⁄2012 trouxe a seguinte previsão:

¿10.8. O exame de saúde compreenderá o exame clínico e, ainda, a entrega de exames, os quais o candidato deverá providenciar, às suas expensas, conforme a seguinte relação:

a) Hemograma completo;

b) ABO + RH;

c) Bioquímica do sangue: glicose, uréia, creatina, colesterol total e HDL colesterol, ácido úrico, triglicerídeos, TGO e TGP;

d) EAS;

e) EPF (Exame Parasitológico de Fezes);

f) Sorologia para Lues ou VDRL;

g) Sorologia para Doença de Chagas;

h) EEG com laudo;

i) Avaliação Cardiológica: avaliação clínica do Cardiologista, RX de tórax com laudo e ECG com laudo;

j) Exame Oftalmológico: acuidade visual sem correção, acuidade visual com correção, tonometria, biomicroscopia, fundoscopia, motricidade ocular e senso cromático (solicitar ao oftalmologista a observação rigorosa do exame previsto neste...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT