Decisão Monocrática Nº 0022173-60.2012.8.24.0064 do Quarta Câmara de Direito Civil, 28-11-2019

Número do processo0022173-60.2012.8.24.0064
Data28 Novembro 2019
Tribunal de OrigemSão José
ÓrgãoQuarta Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação Cível
Tipo de documentoDecisão Monocrática




Apelação Cível n. 0022173-60.2012.8.24.0064, São José

Apelante : J A Urbanismo Ltda
Advogado : Rafael de Assis Horn (OAB: 12003/SC)
Apelado : Araucária Loteamento e Incorporação de Imóveis Ltda
Advogado : Norberto Becker Neto (OAB: 27309/SC)
Relator: Des.
Luiz Felipe Schuch

DECISÃO INTERLOCUTÓRIA

1. Trata-se de apelação cível interposta por Araucária Loteamento e Incorporação de Imóveis Ltda. contra sentença que julgou procedentes os pedidos formulados na presente ação de obrigação de fazer contra ela ajuizada por J. A. Urbanismo Ltda.

2. De início, determino a correção nos registros do presente recurso, uma vez que, ao realizar-se o seu cadastramento, foram invertidos os polos processuais (ou seja, constou como apelante J. A. Urbanismo Ltda. e como apelada Araucária Loteamento e Incorporação de Imóveis Ltda.).

3. Por intermédio da petição de fls. 773-775, aduz a autora/apelada que a sentença recorrida conferiu a terceiros adquirentes de lotes do imóvel litigioso a possibilidade de escrituração diretamente em seus nomes, sem a necessidade de observância da cadeia sucessória para que antes fosse a propriedade registral transferida à ré/apelante, motivo pelo qual contatou os compradores para adoção das medidas cabíveis. Assinala, no entanto, que o respectivo Cartório de Registro de Imóveis vem exigindo a certificação do trânsito em julgado da referida sentença para que se proceda à transferência dos bens. Requer, pois, a manifestação deste Relator para permitir a transferência dos imóveis para o nome dos adquirentes sem a necessidade de apresentação da certidão de trânsito em julgado.

Inegável, pois, que o provimento jurisdicional recorrido confirmou a tutela de urgência deferida incidentalmente a fim de determinar a transferência dos imóveis tanto perante o Cartório de Registro de Imóveis quanto perante os órgãos administrativos municipais e, ainda, visando obter resultado prático equivalente, conferiu a possibilidade de realizar-se a transferência diretamente aos adquirentes dos lotes individuais do empreendimento imobiliário em tela.

Entretanto, ainda que possível o cumprimento desde logo da determinação contida no julgado em tela, compete à parte interessada, se assim desejar, deflagrar o respectivo procedimento de cumprimento provisório da sentença em primeiro grau, motivo pelo qual deixo de manifestar-se sobre a pretensão ora deduzida...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT