Decisão monocrática nº 1019765-88.2022.8.11.0000 Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, Terceira Câmara de Direito Privado, 21-10-2022

Data de Julgamento21 Outubro 2022
Case OutcomeNão-Acolhimento de Embargos de Declaração
Classe processualCível - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO CÍVEL - CÂMARAS ISOLADAS CÍVEIS DE DIREITO PRIVADO
ÓrgãoTerceira Câmara de Direito Privado
Número do processo1019765-88.2022.8.11.0000
AssuntoAlimentos

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MATO GROSSO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

GAB. DES. DIRCEU DOS SANTOS


EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Nº 1019765-88.2022.8.11.0000

EMBARGANTE: LEONELO CALDEIRA RIGO.


EMENTA – EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM HABEAS CORPUS – PRISÃO CIVIL – EXECUÇÃO DE ALIMENTOS – PAGAMENTO PARCIAL DOS ALIMENTOS – NECESSIDADE DE ADIMPLIR AS TRÊS PRESTAÇÕES ANTERIORES AO AJUIZAMENTO DA EXECUÇÃO – INTELIGÊNCIA DA SÚMULA Nº 309 DO STJ – LEGALIDADE DO ATO PRISIONAL – AUSÊNCIA DE CONTRADIÇÃO, OMISSÃO OU OBSCURIDADE – INCONFORMISMO QUANTO À TESE ADOTADA – IMPOSSIBILIDADE DE REAPRECIAÇÃO DA MATÉRIA (ART. 1.022 DO CPC) – ADVERTÊNCIA – CONSONÂNCIA COM O PARECER MINISTERIAL – EMBARGOS REJEITADOS.

Rejeitam-se os embargos de declaração quando inexiste omissão, contradição, obscuridade e/ou erro material na decisão impugnada.

Os embargos de declaração não se prestam para sanar eventual inconformismo, tampouco para reexame de matéria já decidida.


DECISÃO MONOCRÁTICA


Trata-se de embargos de declaração opostos por LEONELO CALDEIRA RIGO. em face de decisão monocrática proferida por este Relator que indeferiu o pedido liminar no Habeas Corpus impetrado pelo advogado AFONSO SUEKI MIYAMOTO, em favor do embargante.

A decisão seguiu assim ementada:

“HABEAS CORPUS – PRISÃO CIVIL – EXECUÇÃO DE ALIMENTOS – PAGAMENTO PARCIAL DOS ALIMENTOS – NECESSIDADE DE ADIMPLIR AS TRÊS PRESTAÇÕES ANTERIORES AO AJUIZAMENTO DA EXECUÇÃO – INTELIGÊNCIA DA SÚMULA Nº 309 DO STJ – LEGALIDADE DO ATO PRISIONAL – LIMINAR INDEFERIDA. ” (Id. n.º 146478660)


Em suas razões, de Id. n.º 146611174, o embargante aduz a existência de omissão no que se refere à análise dos parcos rendimentos e a incapacidade financeira, além do fato de o genitor ter outro filho menor. Pede assim, o acolhimento dos embargos para sanar o vício apontado, ordenando a imediata sustação da prisão decretada.


O d. Procurador de Justiça, Dr. Marcelo Ferra de Carvalho, no parecer de Id. n.º 146927688, manifestou pela rejeição dos embargos.

É o relatório.

Decido.

Sabe-se que os embargos de declaração são cabíveis somente quando houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade, omissão ou contradição, não sendo viável a sua oposição com o escopo único de prequestionamento ou reapreciação do julgado, salvo nos casos em que se constate quaisquer dos vícios apontados e a correção destes leve à modificação da decisão impugnada.

Admite-se, ainda, a possibilidade de se acolher os embargos para correção de eventual erro material (art. 1.022 do CPC).

Pois bem.


Pela análise das razões apresentadas, tem-se que o recorrente entendeu perfeitamente o desfecho dado ao pedido liminar e apenas reagita a questão por não se conformar com o resultado que lhe foi desfavorável.


Veja que a decisão embargada é clara e fundamentada no ponto quanto à regularidade da prisão.


Para melhor esclarecimento, segue a transcrição dos trechos pertinentes:

“Como se sabe, o Habeas Corpus é o meio eficaz para impugnar ato proferido de forma ilegal ou com abuso de poder, quando, nos termos do artigo 5°, LXVIII, da Constituição Federal, "sempre que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT