Decisão Monocrática Nº 4000124-56.2019.8.24.9005 do Primeira Turma Recursal, 06-04-2020

Número do processo4000124-56.2019.8.24.9005
Data06 Abril 2020
Tribunal de OrigemTurma de Recursos de Joinville
ÓrgãoPrimeira Turma Recursal
Classe processualMandado de Segurança
Tipo de documentoDecisão Monocrática



ESTADO DE SANTA CATARINA

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

Primeira Turma Recursal

Mandado de Segurança n. 4000124-56.2019.8.24.9005

ESTADO DE SANTA CATARINA

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA

Primeira Turma Recursal


Mandado de Segurança n. 4000124-56.2019.8.24.9005, de Quinta Turma de Recursos - Joinville

Impetrante: André Dienes Friedrich
Advogado: Ingo Rusch Alandt (OAB: 8138/SC)
Impetrado: Juiz Relator da Quinta Turma de Recursos de Joinville
Relator: Juiz Paulo Marcos de Farias

DECISÃO

1. Trata-se de mandado de segurança impetrado por André Dienes Friedrich contra decisão proferida pelo Juiz da Quinta Turma de Recursos, sob a alegação de suposta ilegalidade na negativa de seguimento a agravo de instrumento.

Sustenta o impetrante, em síntese, ser autor de Ação de Restituição de Valores cumulada com Indenização por Dano Moral, processada na 3ª Vara da Fazenda Pública de São Bento do Sul, na qual sobreveio decisão que extinguiu a lide, sem resolução do mérito, em relação ao Estado de Santa Catarina.

Diante disso, interpôs agravo de instrumento, ao qual não foi dado seguimento, sob o fundamento de vedação ao específico recurso no sistema dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e Fazendários.

Dispõe o art. 10 da Lei 12.016/2009:

"A inicial será desde logo indeferida, por decisão motivada, quando não for o caso de mandado de segurança ou lhe faltar algum dos requisitos legais ou quando decorrido o prazo legal para a impetração".

Ao lado dessa previsão legal, sabido que a ação mandamental visa proteger direito líquido e certo e o seu cabimento, no âmbito dos Juizados Especiais, é limitado a casos de ilegalidade evidente ou a decisão teratológica (totalmente contrária ao direito) praticados pela autoridade tida como coatora. Sobre o tema:

"MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. JUIZADO ESPECIAL CÍVEL. EXCEPCIONALIDADE PERMITIDA APENAS NOS CASOS EM QUE HOUVER TERATOLOGIA, ABUSO DE PODER OU ILEGALIDADE. ATO JUDICIAL FULCRADO NA IRRECORRIBILIDADE DAS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS NO MICRO SISTEMA DOS JUIZADOS ESPECIAIS. LEGALIDADE DA DECISÃO. REQUISITOS AUTORIZADORES DO MANDAMUS NÃO DEMONSTRADOS. INDEFERIMENTO DA INICIAL. Para não ferir as regras específicas que norteiam o Juizado Especial Cível e observar a aplicação do princípio da celeridade processual, tem-se admitido a impetração de mandado de segurança contra decisão interlocutória proferida nos feitos da Lei n. 9.099/95 apenas em casos de teratologia, flagrante ilegalidade ou abuso de poder capazes de causar à parte dano irreparável ou de difícil reparação. Diante da interposição de recurso inominado contra decisão interlocutória, seu não recebimento não revela...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT