Decisão Monocrática Nº 4018585-28.2019.8.24.0000 do Primeira Câmara de Direito Comercial, 25-06-2019

Número do processo4018585-28.2019.8.24.0000
Data25 Junho 2019
Tribunal de OrigemBlumenau
ÓrgãoPrimeira Câmara de Direito Comercial
Classe processualAgravo de Instrumento
Tipo de documentoDecisão Monocrática


Agravo de Instrumento n. 4018585-28.2019.8.24.0000, de Blumenau

Agravante : Banco Safra S/A
Advogados : Henrique Gineste Schroeder (OAB: 3780/SC) e outro
Agravados : Mary Janete Sackl Garcia e outro
Advogado : Juliano Campestrini (OAB: 17752/SC)

Relator: Desembargador Guilherme Nunes Born

DECISÃO MONOCRÁTICA INTERLOCUTÓRIA

1) Do recurso

Trata-se de Agravo de Instrumento interposto por Banco Safra S/A em face de Mary Janete Sackl Garcia, Melita Sandra Sackl Steil, com pedido de antecipação da tutela recursal, contra a decisão interlocutória proferida nos embargos de declaração n.º 0010521-10.2018.8.24.0008 que rejeitou os aclaratórios, mantendo anterior decisão proferida no incidente de desconsideração da personalidade jurídica n.º 0304419-98.2015.8.24.0008/01 que reconheceu a impenhorabilidade de valores constritos através do Sistema BacenJud.

Alegou, em síntese, que os valores recebidos a título de verbas trabalhistas, salarial e/ou previdenciária são penhoráveis quando ultrapassam a quantia equivalente a 40 salários-mínimos, consoante o entendimento do Superior Tribunal de Justiça. Aduziu, que a conta poupança sofre uma desnaturação, o que corrobora a possibilidade de penhorar aqueles valores.

Ao final, requereu a concessão de efeitos suspensivos e a modificação da decisão agravada.

É o relatório.

2) Da admissibilidade recursal

Conheço do recurso porque presentes os requisitos intrínsecos e extrínsecos de admissibilidade, eis que ofertado a tempo e modo, recolhido o devido preparo e evidenciado o objeto e a legitimação.

2.1) Do pedido de antecipação da tutela recursal

O Código de Processo Civil prevê, em seu artigo 1.019, inciso I, que o Relator "poderá atribuir efeito suspensivo ao recurso ou deferir, em antecipação de tutela, total ou parcialmente, a pretensão recursal, comunicando ao juiz sua decisão.

A Luz do mesmo Diploma Legal tem-se que "A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência" (art. 294), sendo aquela dividida em cautelar e antecipada, podendo ser concedida em caráter antecedente ou incidental.

O caso em apreço traz discussão acerca da tutela provisória de urgência antecipada, que é prevista no art. 300 do CPC, in verbis:

Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

§ 1o Para a concessão da tutela de urgência, o juiz pode, conforme o caso, exigir caução real ou fidejussória idônea para ressarcir os danos que a outra parte possa vir a sofrer, podendo a caução ser dispensada se a parte economicamente hipossuficiente não puder oferecê-la.

§ 2o A tutela de urgência pode ser concedida liminarmente ou após justificação prévia.

§ 3o A tutela de urgência de natureza antecipada não será concedida quando houver perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão.

Assim, para a concessão da tutela almejada é necessária a demonstração: i) da probabilidade do direito; ii) do perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo; iii) da ausência de perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão. Ainda, faculta-se a exigência de caução e/ou a designação de audiência de justificação.

Sobre tais pressupostos, é da doutrina:

Probabilidade do direito. No direito anterior a antecipação da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT