Decisão Monocrática Nº 5000638-02.2023.8.24.0000 do Quinta Câmara de Direito Público, 17-01-2023

Número do processo5000638-02.2023.8.24.0000
Data17 Janeiro 2023
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuinta Câmara de Direito Público
Classe processualAgravo de Instrumento
Tipo de documentoDecisão Monocrática









Agravo de Instrumento Nº 5000638-02.2023.8.24.0000/SC



AGRAVANTE: FUNERARIA MENINO DEUS LTDA AGRAVADO: PREFEITO - MUNICÍPIO DE CRICIÚMA - CRICIÚMA AGRAVADO: PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO - MUNICÍPIO DE CRICIÚMA/SC - CRICIÚMA AGRAVADO: MUNICÍPIO DE CRICIÚMA/SC


DESPACHO/DECISÃO


Cuida-se de recurso de agravo de instrumento interposto por Funerária Menino Deus Ltda. contra decisão interlocutória proferida pelo juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Criciúma, assim relatada:
Trata-se de mandado de segurança impetrado pela Funerária Menino Deus Ltda contra ato do Prefeito do Município de Criciúma e da Presidente da Comissão Municipal de Licitação, qualificados no introito dos autos, por meio do qual postula a concessão de medida liminar para determinar a suspensão da licitação prevista no Edital n. 013/FMAS/2022 até o julgamento da lide.
O juízo de origem assim fundamentou o indeferimento do pedido liminar:
(...).
Isso porque, mesmo que a impetrante tenha demonstrado liminarmente que realizou questionamentos e impugnou o Edital n. 013/FMAS/2022, não verifico prova segura no sentido de que a autoridade coatora tenha permanecido silente ou se negado a prestar os esclarecimentos, de modo que, ao menos nesta etapa processual, deve ser assegurado o exercício do contraditório e da ampla defesa.
Não se pode ignorar, ainda, que a Comissão Permanente de Licitações recentemente esclareceu várias dúvidas formuladas pelos interessados, enquanto que as respostas possuem relação direta com as insurgências suscitadas pela impetrante na inicial, o que igualmente inviabiliza a concessão da liminar, in verbis:
(...).
Por outro lado, em relação à alegação de ausência de clareza e precisão, verifico que o Edital n. 013/FMAS/2022 consigna todas as informações necessárias para as funerárias interessadas apresentarem suas propostas, principalmente no caso da impetrante, que presta serviços neste segmento há anos e possui conhecimento do ramo em âmbito municipal mais que suficiente para oferecer sua proposta.
Além disso, tem-se que a partir do Projeto é possível dimensionar a estrutura necessária e a estimativa de custos, sendo que em relação a estes últimos vale dizer que limpeza, manutenção e segurança não constituem despesas extraordinárias ou de difícil dimensionamento, mas, ao contrário, são possíveis de serem avaliadas a partir...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT