Decisão Monocrática Nº 5027660-06.2021.8.24.0000 do Quinta Câmara de Direito Público, 21-07-2022

Data21 Julho 2022
Número do processo5027660-06.2021.8.24.0000
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
Classe processualAgravo de Instrumento
ÓrgãoQuinta Câmara de Direito Público
Tipo de documentoDecisão Monocrática
Agravo de Instrumento Nº 5027660-06.2021.8.24.0000/SC

AGRAVANTE: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (AUTOR) AGRAVADO: GILBERTO RODRIGUES KUNZER (RÉU) AGRAVADO: ADALBERTO KUNZER (RÉU)

DESPACHO/DECISÃO

Trato de agravo de instrumento interposto pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina contra decisão que, nos autos da ação civil pública n. 0900032-82.2016.8.24.0031 ajuizada em desfavor de Gilberto Rodrigues Kunzer e Adalberto Kunzer, indeferiu a inversão do ônus da prova e indicou que o Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados - FRBL deve custear subsidiariamente (caso haja impossibilidade pelo Instituto Geral de Perícias - IGP ou Polícia Militar Ambiental) a perícia técnica requerida pelos acionados.

O parquet sustenta a possibilidade de julgamento antecipado da lide, a viabilidade da inversão do ônus da prova e a imposição aos requeridos de custearem a realização da perícia judicial.

Requer, pois, a modificação da decisão.

Não houve apresentação de contrarrazões.

A douta Procuradoria-Geral de Justiça opinou pelo conhecimento e provimento do recurso.

É o relatório.

O recurso merece parcial conhecimento.

Isto porque a pretensão de julgamento antecipado da lide já foi deliberada na decisão saneadora proferida ao evento 22, da origem, em que foi determinada a realização de prova pericial e discorreu sobre a utilização dos recursos provenientes do Fundo Estadual de Recuperação de Bens Lesados - FRBL para o pagamento dos honorários periciais, caso necessário, sendo que não houve insurgência ministerial contra referido decisum, ao contrário, o Ministério Público apresentou petição indicando os quesitos (evento 26, da origem).

Deste modo, resta operada a preclusão, sendo incabível o exame sobre esses dois aspectos.

Quanto a inversão do ônus probatório, a matéria não é nova neste Sodalício:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. INDEFERIMENTO DA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA. RECLAMO AUTORAL.JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO FRBL PARA CUSTEIO DA PROVA PERICIAL. TEMAS RESOLVIDOS EM DECISÃO IRRECORRIDA. PRECLUSÃO.Se determinada questão foi resolvida em decisão irrecorrida - possibilidade de julgamento antecipado da lide e utilização de recursos do Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados (FRBL) para contratação de perito -, não pode a parte se insurgir contra este ponto específico, ainda que o comando judicial agravado tenha repetido a deliberação anterior.INVERSÃO DO ONUS PROBANDI...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT