Decisão Monocrática Nº 5049548-14.2021.8.24.0038 do Sétima Câmara de Direito Civil, 30-03-2024

Número do processo5049548-14.2021.8.24.0038
Data30 Março 2024
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoSétima Câmara de Direito Civil
Classe processualApelação
Tipo de documentoDecisão Monocrática









EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM Apelação Nº 5049548-14.2021.8.24.0038/SC



EMBARGANTE: IARA TEREZINHA HANSSON KOENTOPP (AUTOR)


DESPACHO/DECISÃO


IARA TEREZINHA HANSSON KOENTOPP opôs embargos de declaração em face da decisão proferida por esta Relatora que nos autos da "AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS" por si ajuizada, conheceu e desproveu seu recurso.
Em suas razões recursais, a embargante aduziu a ocorrência de omissão requerendo "seja afastada a condenação da embargante ao pagamentoparcial das custas processuais e honorários sucumbenciais ao procurador da parte embargada, devendo a embargada suportar o pagamento integral das verbas sucumbenciais, em razão do princípio da causalidade".
Intimada, a embargada contrarrazoou no evento 30.
É o sucinto relatório.
Preenchidos os requisitos legais de admissibilidade, conhece-se dos presentes aclaratórios.
As hipóteses de cabimento dos embargos de declaração, estão previstas no vigente artigo 1.022 do Código de Processo Civil de 2015, in verbis:
Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para:I - esclarecer obscuridade ou eliminar contradição;II - suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento;III - corrigir erro material.Parágrafo único. Considera-se omissa a decisão que:I - deixe de se manifestar sobre tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento;II - incorra em qualquer das condutas descritas no art. 489, §1º.
O presente recurso objetiva o aprimoramento da decisão judicial e nos dizeres dos juristas Luiz Guilherme Marinoni, Sérgio Cruz Arenhart e Daniel Mitidiero: "Os embargos de declaração constituem poderoso instrumento de colaboração no processo, permitindo um juízo plural, aberto e ponderado a partir de um diálogo que visa a um efetivo aperfeiçoamento da tutela jurisdicional" (Novo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT