Decisão Monocrática Nº 5062070-56.2022.8.24.0000 do Quinta Câmara de Direito Comercial, 15-12-2022

Número do processo5062070-56.2022.8.24.0000
Data15 Dezembro 2022
Tribunal de OrigemTribunal de Justiça de Santa Catarina
ÓrgãoQuinta Câmara de Direito Comercial
Classe processualAgravo de Instrumento
Tipo de documentoDecisão Monocrática
Agravo de Instrumento Nº 5062070-56.2022.8.24.0000/SC

AGRAVANTE: REINER RODRIGUES LACERDA AGRAVADO: TORO INVESTIMENTOS S/A AGRAVADO: NELOGICA SISTEMAS DE SOFTWARE LTDA.

DESPACHO/DECISÃO

Reiner Rodrigues Lacerda interpôs recurso de agravo de instrumento contra a decisão que, nos autos da "ação condenatória" n. 5023721-55.2021.8.24.0020/SC, promovida contra Toro Investimentos S/A e Nelogica Sistemas de Software Ltda., revogou o benefício de assistência judiciária. O agravante sustentou, em resumo, que: a) não possui condições financeiras para arcar com as custas processuais e; b) das empresas mencionadas pelas agravadas, 2 (duas) não existem mais e a outra não é sócio.

O desembargador Carlos Roberto da Silva declinou da competência (evento 17), redistribuindo-se o recurso.

PASSA-SE A DECIDIR.

A gratuidade da justiça destina-se a atender pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios, o que se extrai do artigo 98 do Código de Processo Civil de 2015.

O artigo 5º, inciso LXXIV, da Constituição Federal, por sua vez, determina que "o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos".

Daí porque se tem compreendido que o interessado na concessão dos benefícios da gratuidade deverá comprovar a hipossuficiência econômica invocada, não bastando a simples declaração.

Outrossim, apesar da presunção de veracidade consubstanciada no artigo 99, § 3º do Código de Processo Civil de 2015, o juiz pode, sim, discordar da afirmação de pobreza quando entender que, ao contrário do alegado, a parte dispõe de recursos para arcar com as custas do processo. Ou seja, diante do caso concreto, o juiz pode indeferir o pleito em debate, desde que os elementos existentes nos autos assim o recomendem.

Nesse sentido:

"o dever de comprovar o cabimento do pedido de gratuidade da justiça se impõe caso o juiz entenda que haja elementos nos autos que permitam seja questionável esse pedido. (...) alegação constitui presunção iuris tantum de que o interessado é necessitado. Havendo dúvida fundada quanto a veracidade da alegação, poderá ser exigida, do interessado, prova da condição por ele declarada." (NERY JÚNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Comentários ao código de processo civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015, p. 476-477).

Não bastasse, o Conselho da Magistratura também editou ato com...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT