Demanda por gás vai diminuir nos próximos anos com preço alto e baixa oferta, diz AIE

A Agência Internacional de Energia (AIE) diz que os altos preços do gás natural e os problemas de fornecimento devido à guerra na Ucrânia vão desacelerar o crescimento da demanda pelo combustível fóssil nos próximos anos.

Em um relatório publicado na terça-feira, a agência prevê que a demanda global por gás natural aumentará em 140 bilhões de metros cúbicos entre 2021 e 2025. Isso é menos da metade do aumento de 370 bilhões de metros cúbicos observado nos cinco anos anteriores, que incluiu a recessão provocada pela pandemia.

A previsão se deve principalmente às expectativas de um crescimento econômico mais lento. Embora a queima de gás emita menos dióxido de carbono do que outros combustíveis fósseis, o metano liberado durante o processo de extração é um fator significativo das mudanças climáticas.

Os esforços dos países da União Europeia para se livrar do gás russo levarão a uma queda nas exportações da Rússia para o bloco de 55% para 75%, disse a AIE. Ao mesmo tempo, as compras de gás natural pela UE desviaram as entregas destinadas a outras...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT