Demanda nacional de resinas termoplásticas sobe 24,8% no 1º semestre

A demanda nacional das principais resinas termoplásticas, exceto PVC, cresceu 24,8% no primeiro semestre, para 3,15 milhões de toneladas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

A expansão do consumo aparente nacional alavancou a produção local, que cresceu 6,1% nos primeiros seis meses do ano, assim como as importações, que saltaram 40,8%, a 1,08 milhão de toneladas. Com isso, as resinas importadas representaram 34% do mercado brasileiro, quatro pontos percentuais acima da participação vista um ano antes.

As vendas internas, por sua vez, cresceram 10,9% no primeiro semestre, enquanto as exportações foram reduzidas em 22,8% com o maior direcionamento da produção local para o mercado doméstico.

Diante disso, aponta a Abiquim, a balança comercial registrou um déficit de 530,7 mil toneladas resinas no semestre, quase dez vezes maior do que o registrado no mesmo intervalo de 2020.

Apesar do desempenho positivo, o uso da capacidade instalada nesse segmento da indústria petroquímica ficou em 77% de janeiro a junho, indicando que há espaço para elevar a produção local.

Em nota, a diretora de economia e estatística da Abiquim, Fátima Giovanna...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT