Desenvolvendo a cultura do pensar ambiental em um ambiente colaborativo

AutorKadígia Faccin - Denise Genari - Pelayo Munhoz Olea - Jeferson Marçal da Rocha
CargoFaculdade da Serra Gaúcha (FSG) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC Bento) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Páginas1-18
Desenvolvendo a Cultura do Pensar Ambiental em um Ambiente Colaborativo
Mestre Kadígia Faccin1
Mestre Denise Genari2
Doutor Pelayo Munhoz Olea3
Doutor Jeferson Marçal da Rocha4
Resumo
O novo contexto econômico caracteriza-se por uma rígida postura dos clientes, voltada à expectativa de interagir com
organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente
responsável. Este artigo buscou descrever as mudanças nas características e valores da cultura ambiental em uma rede
colaborativa, a APROBELO, localizada no cluster vitivinícola da Serra Gaúcha. O método utilizado foi o estudo de
caso único partindo-se da análise de conteúdo de entrevista em grupo. Apesar do elevado volume de publicações que
tratam de gestão ecoeficiente, é possível perceber uma lacuna na literatura relativa à abordagem de práticas
sustentáveis promovidas por redes colaborativas de empresas. Neste sentido, este pr ojeto de pesquisa insere-se como
uma relevante contribuição à academia por tratar justamente do pensar ambiental no contexto das redes colaborativas.
A referida pesquisa, somada com o aprofundamento realizado através do referencial teórico, trará contribuições tanto
para o meio acadêmico quanto para o ambiente de negócios, podendo por sua vez, redirecionar processos de formação
e gestão endógenas das redes no que tange a sua evolução e manutenção de práticas ambientalmente r esponsáveis.
Observou-se que o a mbiente colaborativo permitiu que a APROBELO criasse um a cultura do pensar ambiental de
onde emanam valores, hábitos e costumes para toda a sociedade, delineando uma identidade local.
Palavras-Chave: Redes Colaborativas; Cultura; Pensar Ambiental.
Abstract
The new economic context is characterized by a rigid attitude of customers, focused on the expectation to interact
with organizations that are ethical, with good corporate image in the market and acting in an environmentally
responsible manner. This article aims to describe the changes in the characteristics and values of environmental
culture in a collaborative network, the APROBELO, wine cluster located in the Serra Gaúcha. The method used was a
single case study starting from the content analysis of group interview. Despite the high volume of publications
dealing with eco-efficient management, it is possible to perceive a gap in the literature on the approach of sustainable
practices pr omoted by collaborative networks of enterprises. Thus, this research project is part of an outstanding
contribution to the academy for treating the environmental thinking in the context of collaborative networks. This
research, coupled with the deepening accomplished through the theoretical framework, will bring contributions to
both the academic and to the business environment, which m ay redirect the formation processes and management of
indigenous networks regarding their evolution an d maintenance of environmentally responsible practices. It was
noted that the collaborative environment enabled APROBELO to create a culture of environmental thinking where it
emanates values, customs and habits for the whole society, outlining a local identity.
Key-words: Collaborative Networks; Culture; Environmental Thinking.
1 Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) E-mail: kadigia@msn.com
2 Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC Bento) E-mail: denisegenari@hotmail.com
3 Universidade de Caxias do Sul (UCS) E-mail: pelayo.olea@gmail.com
4 Universidade de Caxias do Sul (UCS) E-mail: jeffersonmrocha@gmail.com
1. Introdução
Na busca de eficiência competitiva na economia moderna, movida pelas comunicações e
economia global, as empresas organizam equipes que cruzam as fronteiras de unidades de negócio
ou empresas, com a finalidade de reduzir custos e reagir mais depressa a novas oportunidades.
Neste cenário emergem as redes colaborativas, que segundo Camarinha-Matos e Afsarmanesh
(2005) representam novas formas de cooperação. Estas redes colaborativas impulsionam as ações
empresariais, que seriam dificultadas caso não agissem em conjunto. Quando se fala em rede,
pensa-se em parceria. Neste sentido, o desenvolvimento local converge para o esforço coletivo de
um grupo de indivíduos que têm um objetivo comum.
Por representar uma forma organizacional, uma rede também possui uma cultura própria e
é sobre a criação de cultura que trata este artigo. Tomando como caso para estudo a rede
colaborativa APROBELO, situada em Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, pode-se acompanhar
a criação da cultura de cuidados ambientais, bem como a disseminação deste valor na sociedade.
Caldas e Motta (1997, p. 16) dizem que a cultura pode ser dada como uma adaptação pela
qual uma comunidade é submetida”, definindo assim, um perfil em função da necessidade de
adaptação ao meio em que se insere. Assim motivada pelo meio, a APROBELO constituiu uma
rede de relacionamento, através da influência e da troca de saberes entre os atores sociais. O
objetivo deste artigo é justamente demonstrar como essas trocas permitiram que a rede
colaborativa criasse uma identidade própria através do desenvolvimento da cultura do pensar
ambiental.
A fim de atingir o objetivo proposto, este artigo foi estruturado em sete partes. Além da
introdução, apresentou-se uma revisão da literatura sobre redes colaborativas, cultura e pensar
ambiental. Na sequência, descreveu-se o método utilizado para a realização da pesquisa e a
descrição do objeto de estudo. Posteriormente, descrevem-se as principais ações que evidenciam
que a APROBELO desenvolveu uma cultura de pensar ambiental através de análise de discurso
de seus membros. Por fim, apontam-se as principais contribuições do trabalho e sugestões para
novas pesquisas.

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