Diretor da AIE acusa Rússia de agravar crise do gás na Europa

O diretor da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, acusou a Rússia de restringir o fornecimento de gás e agravar a crise que afeta a Europa. Segundo ele, Moscou está retendo pelo menos um terço do volume de gás que poderia enviar à região enquanto drena instalações de armazenamento controladas pelo Estado para reforçar a impressão de que os estoques estão em baixa.

“Há fortes elementos de aperto no mercado de gás europeu devido ao comportamento da Rússia”, disse o diretor da AIE a jornalistas nesta quarta-feira. “O atual déficit de estoques na União Europeia se deve em grande parte à [estatal russa] Gazprom.”

O diretor da AIE acrescentou que a queda nos fluxos de gás da Rússia para a Europa “coincide com o aumento das tensões geopolíticas sobre a Ucrânia”, sugerindo que Moscou está utilizando a crise energética para obter ganhos em outras frentes.

“A Rússia pode aumentar as entregas para a Europa em pelo menos um terço – essa é a mensagem principal”, disse Birol.

Esta...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT