Distribuidoras pedem ao Cade suspensão de venda das refinarias da Petrobras

A Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis (Brasilcom) pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para suspender temporariamente a venda das refinarias da Petrobras.

De acordo com a associação, que representa 46 distribuidoras de combustíveis, as vendas devem prosseguir somente após o estabelecimento de regras de transição que garantam a concorrência no setor. “Originalmente, a Brasilcom acreditava que a venda seria um bom negócio para os seus filiados. Entretanto, se viu surpreendida com a incapacidade do governo em garantir que não se formem monopólios privados a partir da venda dos oito ativos”, afirmou em nota.

A Brasilcom acredita que a concorrência no mercado de derivados vai aumentar somente quando novas refinarias forem construídas no país. A articulação pedindo a suspensão dos processos de venda foi coordenada pelo senador Jean-Paul Prates (PT/RN), além de contar com o apoio da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

“Quem comprar essas refinarias levará também a infraestrutura agregada, terminais e dutos. O comprador poderá até mesmo deixar de refinar petróleo para usar a estrutura apenas para estocagem. Além de não precisar garantir a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT