A Ditadura Exposta.

AutorBorges, Maria Elizabeth S.

A Ditadura Exposta

NETTO, J. P. Pequena Historia da Ditadura Brasileira (1964-1985). Sao Paulo: Cortez, 2014, p. 342.

Neste livro recem-lancado, o Professor J. Paulo Netto pretendese despretensioso, a julgar pelo titulo. Em tempos de "descomemoracao" dos 50 anos do golpe civil-militar de 1964, o livro e atual e necessario.

Em sua nota previa, ele nos avisa que traz uma interpretacao, apoiado no acervo bibliografico citado e em dados consistentes de pesquisadores, cuja intencao e apresentar uma "sintese articulada, clara e acessivel sobre o significado e momentos constitutivos da ditadura, numa perspectiva critica" (p. 17). Ja nos diz Milton Temer, na apresentacao do livro, que nao e exatamente um trabalho despretensioso, devido a densidade teorica e politica que e peculiar ao autor, o que nos permite "conhecer os detalhes do processo perverso que assolou de forma cruel vinte anos do periodo republicano" (p. 13). O autor dispensa apresentacao, por ser demais conhecido no meio profissional e academico.

Sendo um marxista convicto, ele faz a exposicao no livro sem apego a cronologia e linearidade dos acontecimentos historicos, mas sim no imbricamento de fatos sociais, economicos, politicos e culturais, que tecem a conjuntura nacional e internacional, nas relacoes com o capital industrial e os interesses das classes dominantes. Localiza os acontecimentos no recuo aos anos 1960, o contexto em que se deu o "golpe" como o momento predominante e que dispara o processo ditatorial, assumindo a data de 1 de abril como seu marco e indo ate os anos oitenta, capturando fatos marcantes.

Expondo sua analise dialeticamente, ele situa cada momento numa totalidade social e os acontecimentos no Brasil como parte da economia capitalista tardo-monopolista, em largo periodo historico e nao no imediato dos acontecimentos captados. A sua tese (p. 78) e de que, do ponto de vista das relacoes economicas, o capital industrial precisou de um Estado articulador da superacumulacao e internacionalizacao, para conduzir o projeto de crescimento economico submisso as novas exigencias das metropoles. O Brasil e tomado como uma particularidade da economia capitalista dependente latino-americana, analisado metodologicamente na relacao singular/abstrato (capitalismo monopolista) ao universal/concreto (modernizacao conservadora), atraves da mediacao do particular (formacao social e economica brasileira). Dessa forma, constroi os argumentos logicos e historicos que nos permitem compreender a essencia do movimento do real (a ditadura no Brasil).

Para realizar este projeto, o livro esta...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT