Dólar fecha em alta com comentários mais duros de Powell

Comentários feitos pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em relação ao caminho da política monetária nos próximos meses, foram entendidos de forma mais dura que o esperado e assustaram investidores em todo o mundo na reta final do pregão do mercado de câmbio brasileiro. Assim, após operar em baixa leve a moderada durante a tarde, mesmo após a divulgação do comunicado do BC americano, o dólar acabou invertendo o sinal nos minutos finais de negociação.

A moeda americana fechou em alta de 0,14% nesta quarta-feira, negociada a R$ 5,4421. No mesmo horário, ele subia 0,57% frente ao peso mexicano, 1,09% contra o rublo russo e 0,62% ante o rand sul-africano. Já o índice DXY da ICE saltava 0,48%, aos 96,41 pontos.

Inicialmente, a reação dos mercados foi de maior apetite por risco. Isso porque o documento passou duas mensagens tomadas como mais 'dovish': reiterou que a compra de ativos se encerraria no início de março - contrariando temores de que o processo poderia ser abreviado -, e afirmou que Fed ainda não decidiu sobre momento e ritmo da redução do balanço.

Na coletiva de imprensa, no entanto, Powell assustou ao afirmar que o Fed não descarta promover altas em todas as reuniões do ano e que havia "algum espaço para promover o aperto sem prejudicar o mercado de trabalho". Ele disse ainda que o ritmo de redução do balanço pode ser mais intenso do que a última vez em que isso ocorreu.

Com uma alta de juros já bem encaminhada para março, havia certo consenso entre participantes de que outras três elevações, todas de 0,25 ponto, pudessem ocorrer ainda em 2022. O presidente do BC também colocou esse cenário em dúvida ao afirmar que não foi decidido qual será o tamanho das altas de juros e que a "expansão atual é bastante diferente".

"O comunicado veio sem surpresas. Só que Powell deixou aberta a porta para começar a redução do balanço em maio, o que foi visto com uma mensagem um pouco mais hawkish", diz Valter Filho, gestor de mercados internacionais da Galápagos.

Além disso, ressalta o profissional, o dirigente soou duro em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT