Dólar fecha em queda com melhora do humor dos mercados globais

Investidores deixaram um pouco de lado as preocupações políticas locais dos últimos dias e aproveitaram o clima ligeiramente mais propenso à tomada de risco visto no exterior para voltar a vender a moeda americana no Brasil nesta sexta-feira. Como resultado, o dólar comercial encerrou em baixa de 0,99%, negociado a R$ 5,3874, após ter tocado R$ 5,3680 na mínima do dia.

O movimento acompanhou o ensaio de recuperação das bolsas americanas após quedas sequenciais. Ainda assim, o dólar fecha a semana que foi marcada por novos ruídos políticos - entre eles, a prisão de um deputado da tropa de choque bolsonarista e declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre a Petrobras - com leve alta, de 0,25%. No acumulado de fevereiro, por outro lado, a moeda ainda registra queda de 1,52%.

O alívio no câmbio desafiou, inclusive, a alta dos rendimentos das Treasuries mais longas, que fez pausa curta durante a madrugada, mas retomou ao logo da sessão. O avanço dos yields nos Estados Unidos reforça a narrativa da reflação no país, que obrigaria o Federal Reserve a antecipar a normalização monetária. Embora os dirigentes da instituição continuem a frisar que nenhum aperto das condições monetárias está no horizonte, o cenário leva analistas a projetar que a fraqueza do dólar está com seus dias contados.

“Estamos cada vez mais confiantes de que o dólar já atingiu o fundo do poço no primeiro trimestre, uma vez que, para frente, vemos continuidade da vacinação e recuperação da economia”, dizem os economistas do Brown Brothers Harriman. “No entanto, a volatilidade do câmbio sugere que a recuperação não será sem solavancos.”

No Brasil, o dia amanheceu com atenções voltadas à repercussão das declarações do presidente Jair Bolsonaro, que ontem voltou a aludir a uma interferência na Petrobras. O comportamento do câmbio e da bolsa, no entanto, sugere que o prejuízo com as falas ficaram restritos à estatal.

“A fala de Bolsonaro teve componente preocupante do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT