Dólar e juros sobem com exterior; cena política e situação fiscal seguem no radar

O dólar abriu a sessão em alta em linha com o exterior, mantendo no centro das atenções a situação política e fiscal do cenário doméstico local. Às 9h54, o dólar comercial ganhava 0,83%, a R$ 5,7895. A divisa americana também era negociada em alta ante o peso mexicano, contra o rublo russo e em comparação à lira turca.

No Brasil, os agentes de mercado monitoram o ambiente político, em meio ao auge da pandemia de covid-19, dada a intensificação das tensões entre o governo federal e o Centrão, que constitui a sua base de apoio no Congresso Nacional. O episódio envolvendo o ministro Ernesto Araújo e a senadora Kátia Abreu, em torno do leilão da tecnologia 5G, é só o último nessa lista e consolidou um bloco de senadores que cobram a troca de comando no Itamaraty. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, inclusive, disse que a fala de Araújo sobre a senadora é um “desserviço” e atinge “todo o Senado”.

A aprovação de um Orçamento de difícil execução, na semana passada, também tensionou o relacionamento. Como resposta, o governo pretende enviar ao Congresso um projeto de lei de crédito suplementar para recompor as dotações de despesas obrigatórias que foram cortadas pelo relator-geral da proposta orçamentária, senador Márcio Bittar (MDB-AC), apurou o Valor. Isso deve acontecer logo depois da sanção do Orçamento deste ano.

No mesmo projeto, o presidente vai propor o cancelamento de algumas despesas, principalmente aquelas que foram acrescentadas por emendas de Bittar.

“A anuência do governo e discordância da equipe econômica ficaram claras e, mesmo assim, a peça seguiu em diante e vai à sanção presidencial, com um buraco de R$ 30 bilhões”, diz a Infinity Asset, em relatório assinado pelo economista-chefe, Jason Vieira...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT