Dólar opera em queda com início da vacinação no Brasil

O dólar comercial opera em queda firme no Brasil nesta segunda-feira, com o início da vacinação no Brasil contribuindo positivamente para o apetite por risco mesmo em um dia de liquidez reduzida por causa do feriado nos Estados Unidos.

Por volta das 14h, a moeda americana recuava 0,89%, aos R$ 5,2605. Lá fora, após um início de sessão mais cauteloso sem o sinal dos mercados americanos, o ambiente também melhorou e o dólar deixou de avançar contra praticamente todas as demais divisas.

Depois da novela envolvendo a recusa da India em liberar a entrega da vacina desenvolvida pela Astrazeneca e a Oxford, a Anvisa aprovou, ontem, o início da vacinação com a CoronaVac nesta semana. Hoje mais cedo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o calendário estava sendo adiantado após reunião com governadores e que o início da vacinação ocorreria já esta tarde.

Outro elemento positivo para a abertura nesta segunda-feira é o IBC-Br. O indicador, conhecido como a “prévia do PIB” do Banco Central, subiu 0,59% em novembro na comparação com outubro, acima da mediana de 0,53% dos analistas consultados pelo Valor Data. Sinais de que a atividade e a inflação estão tomando corpo começam a alimentar a expectativa de que o Copom - que começa a se reunir amanhã - antecipe a normalização da política monetária no país.

“Esperamos que a economia real continue a se recuperar nos próximo meses”, diz o Goldman Sachs ao comentar o IBC-Br. “No entanto, um quadro declinante da covid-19 no país, alta da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT