Dólar tem leve baixa e juros futuros oscilam em dia de decisão do Copom

O dólar iniciou os negócios desta quarta-feira alternando pequenas oscilações, conforme a moeda americana exibia um comportamento divergente e variações estreitas diante das principais divisas emergentes e as bolsas de valores se recuperavam no exterior.

Por volta das 9h50, o dólar tinha leve queda, de 0,11%, cotado a R$ 5,4237. Enquanto isso, a divisa apresentava movimentos divergentes ante a lira turca e o rand sul-africano, por exemplo.

O TD Securities avalia que o apetite de risco no exterior se recuperou depois que a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, esclareceu suas pontuações. Na terça-feira, Yellen afirmou que o juro americano poderia ter que “subir um pouco” para que a economia do país não se sobreaqueça. No fim da tarde de ontem, Yellen reforçou, no entanto, que não prevê elevação de juros e que as taxas de referência nos Estados Unidos devem continuar baixas no futuro por razões estruturais. Um dado do mercado de trabalho americano divulgado nesta quarta-feira decepcionou: o relatório de vagas de trabalho no setor privado mostrou criação de 742 mil postos de trabalho, abaixo da expectativa de 800 mil.

O banco de investimentos canadense nota que o real é uma das principais moedas mais fortes desde o início do segundo trimestre. “Ainda assim, o risco de uma nova deterioração fiscal nos mantém em uma posição cautelosa em relação à divisa. Como tal, não vemos o real como necessariamente barato em torno de 5,50 por dólar — e certamente não a 5,00. Para isso, achamos que a taxa Selic precisará ser pelo menos 3 pontos percentuais mais alta”, escrevem os estrategistas da TD Securities.

O Comitê de Política Monetária (Copom) decide hoje a taxa básica de juros. Pesquisa do Valor com 98 instituições financeiras e consultorias mostrou que 96 deles projetam...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT