Draghi aceita formalmente o cargo de premiê da Itália e anuncia ministros

Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), confirmou nesta sexta-feira que está pronto para formar um novo governo de união nacional no país e anunciou os nomes de seus futuros ministros, uma equipe que mescla tecnocratas e políticos da ampla coalizão que o apoiará no Parlamento.

O novo primeiro-ministro da Itália se reuniu com o presidente do país, Sergio Mattarella, para confirmar que conseguiu apoio parlamentar suficiente para se submeter a um voto de confiança no início da próxima semana. Draghi será empossado no sábado, em cerimônia marcada para ocorrer as 8h (de Brasília).

Depois de uma semana de consultas, Draghi conseguiu na quarta-feira o endosso do Movimento 5 Estrelas (M5S), partido que tem a maior bancada da Câmara dos Deputados. O ex-presidente do BCE terá apoio de quase todo o espectro político, da direita à esquerda.

Luigi Di Maio, líder do M5S, seguirá no cargo de ministro das Relações Exteriores, enquanto Daniele Franco, diretor do Banco da Itália, assumirá o Ministério da Economia. Roberto Cingolani, ex-diretor do Instituto Italiano de Tecnologia de Gênova, será o ministro de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT